perdoar

A palavra perdão no dicionário significa:

1- remissão de pena ou de ofensa ou de dívida; desculpa, indulto.

2- ato pelo qual uma pessoa é desobrigada de cumprir o que era de seu dever ou obrigação por quem competia exigi-lo.

Perdoar é desculpar um erro ou uma ofensa. Na Bíblia, a palavra grega traduzida “perdão” quer dizer literalmente “abrir mão, deixar ir embora”. É como se alguém abrisse mão do pagamento de uma dívida. Jesus usou essa comparação quando ensinou seus seguidores a orar: “Perdoa-nos os nossos pecados, pois nós mesmos também perdoamos a todo aquele que está em dívida conosco.” (Lucas 11:4) Também, na ilustração do escravo que não quis perdoar, Jesus comparou o perdão ao cancelamento de uma dívida. — Mateus 18:23-35.

Perdoamos outros quando deixamos de guardar ressentimento. Além disso, abrimos mão de qualquer compensação pelas mágoas ou prejuízos que tivemos. A Bíblia ensina que o verdadeiro perdão nasce de um amor que não procura seus próprios interesses. Esse amor “não contabiliza os erros”. — 1 Coríntios 13:4, 5.

Quando perdoamos:

Deixamos de olhar os erros alheios, deixamos de buscar a perfeição nos outros e olhamos para nossos erros.

Imagine que você empresta dinheiro a um amigo, mas ele desperdiça tudo e depois não consegue lhe pagar como tinha prometido. Ele se arrepende e pede desculpas. Você pode decidir perdoá-lo. Isso quer dizer que você não guardará ressentimento nem ficará falando sobre o assunto. Talvez até decida perdoar toda a dívida. Mesmo assim, pode ser que você não queira mais emprestar dinheiro a esse amigo. — Salmo 37:21; Provérbios 14:15; 22:3; Gálatas 6:7.

Perdoar não significa fechar os olhos aos erros de outros ou fingir que nada aconteceu. Você simplesmente abre mão de guardar ressentimento.

Abrir mão da raiva e do ressentimento pode ajudá-lo a se manter calmo, melhorar sua saúde e aumentar sua felicidade. (Provérbios 14:30; Mateus 5:9) Mais importante do que isso: o segredo para ganhar o perdão de Deus é perdoar outros. — Mateus 6:14, 15.

Todos nós somos imperfeitos. (Tiago 3:2). Gostamos quando outros nos perdoam. Por isso, também devemos perdoar outros. — Mateus 7:12.

Quando tivermos de lidar com uma ofensa pequena, podemos aplicar o conselho da Bíblia: “Continuem a suportar uns aos outros.” — Colossenses 3:13.

Faça esforço para perdoar o mais rápido possível, em vez de permitir que a raiva tome conta de você. — Efésios 4:26, 27.

Quando perdoamos não fazemos isso pelos outros e sim por nós mesmos, como podemos ler em todas as passagens da Bíblia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here