semente germinando

Dizia também: O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra.

Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.

Pois a terra por si mesma produz, primeiro a planta, depois a espiga e, por último, o grão abundante na espiga.

Quando o fruto amadurece, ele mete-lhe a foice, porque é chegada a colheita. Marcos 4:26-29

Jesus está descrevendo o reino de Deus, e compara o crescimento desse reino com um agricultor que espalha as sementes sobre a terra, e que, misteriosamente, as sementes germinam.

O que Jesus está enfatizado é que o agricultor não sabe explicar como esse crescimento ocorre. É possível descrever, documentar cientificamente, conhecer as etapas do processo de germinação, porém entender completamente esse processo ninguém consegue. É o mistério da vida. O homem tenta imita-la artificialmente, mas não consegue, de fato, reproduzi-la. Jesus então ressalta que tudo o que o agricultor faz é confiar, sabendo que a semente germinará, crescerá, amadurecerá e, por fim, chegará o momento certo da colheita.

Podemos notar esse mesmo princípio no Reino de Deus. Não sabemos exatamente como explicar a germinação, o crescimento e a frutificação do Evangelho no coração do homem.

Deus é soberano, e somente Ele tem o controle: é Deus quem dá o crescimento, e isso é uma obra exclusiva dele. Algumas pessoas acreditam que podem “colaborar” com Deus no processo de salvação, porém perceba a expressão “porque a terra por si mesma frutifica”, que no original literalmente se traduz como “automaticamente”, isto é, ela ocorre sem nenhuma influência externa.

Deus dá o crescimento e sabe o tempo de colher: quando uma semente é plantada ela germina, cresce, amadurece, produz frutos e, se não for colhida no tempo certo, acabará morrendo. Esse princípio também nos ensina sobre o agir de Deus. É Ele quem dá o crescimento, e também é Ele quem sabe o momento da colheita. Esse momento já está determinado desde a eternidade, segundo o propósito da vontade soberana de Deus.

A colheita é o momento da vitória: a colheita terá hora certa para acontecer, não ocorrerá nenhum minuto antes e nenhum depois. Devemos aguardar ansiosamente esse dia, confiando que Deus está no controle, e apenas Ele sabe quando será. Nesse dia tão glorioso, os ímpios serão separados dos santos, e o reino de Deus será revelado em todo seu esplendor. Nesse dia estaremos para sempre com Ele.

O crescimento do reino de Deus no coração do homem é um mistério: as pessoas muitas vezes tentam explicar a forma com que o Evangelho impacta a vida de alguém, porém isso é impossível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here