Intimidade com Deus é algo que toda a humanidade deve buscar. Intimidade com Deus não é algo exclusivo de um grupo, ou povo. Ele ama a toda a humanidade e quer relacionar-se com ela. A distância que hoje existe entre nós e Deus foi criada pelo pecado, contudo o caminho de acesso a Ele foi criado em Jesus Cristo.
“Ao cair da tarde daquele dia ouviram a voz e os passos do SENHOR Deus que passeava pelo jardim, e esconderam-se entre as árvores. O SENHOR Deus chamou o homem: “Onde você está?””
Com isso três coisas ficam claras:
Deus quer estar perto do homem;
Se importa com o que o homem faz;
Está à procura do homem;
Foi o pecado de Adão e Eva que obrigou o SENHOR Deus a expulsá-los do Éden:
“Por isso o SENHOR Deus o expulsou do jardim do Éden, e o mandou cultivar a terra da qual tinha sido formado. Depois de ter expulsado o homem, colocou querubins a leste do jardim do Éden, os quais, com uma espada flamejante que se movia, guardavam o caminho de acesso à árvore da vida.” (Gênesis 3.23,24)
A partir daí vemos o ser humano cada vez mais longe de Deus e três coisas acontecem:
Caim mata seu irmão Abel (Gênesis 4.8);
“O SENHOR viu que a maldade humana foi ficando cada vez pior”. (Gênesis 6.5);
O SENHOR anuncia juízo sobre a Terra. (Gênesis 6.6,7)
A ideia de destruição vem à mente de Deus no momento em que a relação do homem para com Ele é praticamente inexistente. Seu coração fica triste. O plano original não deu certo. As escolhas da humanidade a distanciaram.
Em meio à uma humanidade completamente pedida e escrava do pecado, alguém estava se comportando de forma diferente:
“Noé, porém, agradava ao SENHOR com a sua vida.” (Gênesis 6.8)
A vida de Noé pode ser resumida da seguinte forma (Gênesis 6.9,10):
“Ele era a única pessoa justa e íntegra na terra daquele tempo.”
“Ele conduzia a sua vida de acordo com a vontade de Deus.”
“Noé tinha três filhos: Sem, Cam e Jafé.”
Noé estava na contramão de sua geração. Ele se importava em ser correto diante de Deus. E era. A “única pessoa justa e íntegra na terra daquele tempo”.
A geração de Noé não estava preocupada com a opinião de Deus. Com sua direção. Ele era a única pessoa que “conduzia a sua vida de acordo com a vontade de Deus”.